‘Se diálogo é o encontro entre homens m-e-diatizados pelo mundo’, os materiais pedagógicos do LADIGE são também diálogos, mas m-i-diatizados…

O diálogo midiatizado, que parafraseia Paulo Freire, é aquele que permeia os novos materiais digitais que serão postados em nossa página. Este diálogo está nas intenções de nossa edição para você: que seria o ‘Outro’ do diálogo. Meio estranho conversar com alguém que não vemos… Mas pense nisso: na internet nem tudo é tão ‘lançado ao mar’ quanto parece. Quem edita conta com alguém pra ler, conta que tenha algo que chame a atenção de um ‘certo perfil de alguém’ que vá acessar a postagem. Nessa perspectiva, o pseudo-receptor aparece embutido na edição de conteúdo e nas entrelinhas dos discursos dos materiais digitais, imaginariamente, claro.

Assim, mesmo considerando a pluralidade absurda de diferentes tipos de mensagens, ainda assim, as mensagens nos conectam uns aos outros por interesses comuns. Esse é o diálogo midiatizado a que nos referimos no espaço da midiateca do LADIGE. A nossa biblioteca multimídia, além [inserir hiperlink em cada um dos locais da midiateca] de pôsteres, resumos de trabalhos científicos, livros e capítulos sobre pesquisas, vídeos e galeria de fotos, vai ter agora materiais pedagógicos para profissionais de saúde. O objetivo é promover interação assíncrona com materiais que possam dialogar com profissionais de saúde.

Neste local, ficarão disponíveis materiais aplicáveis às práticas do dia a dia, que possam compor dinâmicas dos serviços de saúde, reforçando o direito à informação com fonte identificada, gratuita e de qualidade. Nosso papel social é educador viabilizando estratégias de um campo novo de Edu/comunicação (BACCEGA) que opere com alternativas para cidadania. A experiência de ser livre se realiza na escolha entre alternativas, ainda que sejam mínimas.

Nesse primeiro conjunto de lançamento de cinco booklets o profissional pode usar para apoiar serviço para usuários do SUS acometidos com algum adoecimento renal. O conteúdo selecionado foi dividido para uso, isolado ou de continuidade, complementando ações educativas em serviços ambulatoriais de hospitais e ou centros de atenção primária. O eixo central dos conteúdos é o autocuidado, autonomia e a alimentação adequada à doença renal em população como um todo. O objetivo foi a criação de opções para práticas de alimentação específica desses usuários em suas casas nesse momento de isolamento social decorrente da pandemia.

O perfil de público alvo foi construído e revisado com a experiência da professora doutora Cláudia Bento na aplicação prática de Nutrição Clínica com usuários do SUS no serviço de pacientes renais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Ficou claro que é um grupo de usuários com recursos financeiros muito limitados, em sua maior parte afastados de atividades profissionais e com restrições alimentares, o que afeta seu núcleo de convívio social familiar por conta das limitações do que podem comer e compartilhar de alimentos com os demais.

Pensando na autonomia e no Direito à Alimentação, sete graduandos de Nutrição do INJC-UFRJ se juntaram na criação e edição de conteúdo. A ideia se ampliou e com apoio do monitor Iuri Cabral e da orientadora pedagógica Lorena Ribeiro decidimos pela abertura do novo na nossa midiateca. Giulya Cannone, Isabela, Larissa Gama, Luana, Luma, Manoela Smith e Rodrigo selecionaram os temas em blocos a partir de problematização com profissionais do serviço: Higienização dos alimentos; Preparo dos feijões; Sódio x Sale Sódio nos alimentos industrializados; Receita sal de ervas; Autocuidado para pacientes renais

Aproveitem os nossos booklets porque eles foram elaborados para que alunos e professores possam dialogar com um certo perfil de alguém que pode ser você.