Você sabe onde podemos debater os problemas de alimentação e nutrição do Brasil? O espaço de controle e participação social ideal para isso é justamente o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extindo por meio da Medida Provisória 870 de 1º de janeiro de 2019.

Em entrevista ao programa Faixa Livre, Elisabetta Recine, atual presidente do Consea, lamentou a decisão publicada e detalhou a importância do órgão, criado em 2006, para o diálogo entre governos, instituições da sociedade civil e cidadãos acerca dos programas e políticas voltados aos cuidados com a comida e a segurança alimentar no país. Para ela, o conselho canaliza de forma eficaz e direta as necessidades da população brasileira.

“Nessa lógica do sistema existe também uma lógica de controle de participação social, porque os problemas enfrentados, as soluções encontradas, as demandas dos diferentes setores da população brasileira precisam estar na mesa para que os políticos se adequem a isso.”, declarou a presidente.

A Rede Latino-Americana de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede SSAN) também tornou público neste mês de fevereiro um manifesto contra a extinção do Consea. Membro da REDE SSAN, o Laboratório Digital de Educação Alimentar (LADIG’E) compartilha o documento e reforça a preocupação com as políticas públicas voltadas à segurança alimentar no país. Você pode ler o texto completo neste link