A educação alimentar infantil está em evidência na pauta de discussão sobre saúde pública no país este mês. Criado em 2002, o “Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos”, em versão atualizada, está disponível para consulta pública no site do Ministério da Saúde. O guia apresenta princípios e recomendações em torno da alimentação saudável e adequada nos primeiros anos de vida da criança, tendo com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição. As contribuições serão aceitas até o dia 25 de agosto.

Apontado como instrumento de auxílio às famílias no cuidado com a alimentação da criança nos primeiros anos de vida, o documento servirá a dois importantes objetivos, de acordo com o ministério: ao subsídio para ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e à orientação de políticas, programas e ações para proteção e promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional das crianças.

Introdução Alimentar no LADIG’E

Em compasso com os temas de relevância pública, o Laboratório Digital de Educação Alimentar (LADIG’E) também abriga em seu campo de pesquisa a temática Introdução da Alimentação Complementar. O projeto “Introdução da Alimentação Complementar: uma análise sobre postagens de mães no Instagram” aborda o compartilhamento em rede social das experiências maternas com a alimentação dos bebês, incluindo publicação de receitas, preferências e recusas alimentares das crianças, sucessos e insucessos no momento desafiador de oferecer aos filhos novos sabores.

Um aspecto do estudo é pensar justamente como as orientações do guia do Ministério da Saúde estão sendo apropriados no cotidiano pelas mães e influenciam suas decisões quanto à alimentação das crianças.