O diálogo midiatizado, que parafraseia Paulo Freire, é aquele que permeia os novos materiais digitais que serão postados em nossa página. Portanto, este novo diálogo está nas intenções de nossa edição para você, que seria o ‘Outro’ do nosso diálogo. Sim, confessamos que é meio estranho conversar com alguém que não vemos… Mas, pense nisso aqui: na internet nem tudo é tão ‘lançado ao mar’ quanto parece. Quem edita conta com alguém para ler, conta que tenha algo que chame a atenção de um certo perfil de alguém que vá acessar a postagem. Nessa perspectiva, o pseudo-receptor aparece embutido na edição de conteúdo e nas entrelinhas dos discursos dos materiais digitais, imaginariamente, claro.

Mesmo considerando a pluralidade infinita de diferentes tipos de mensagens, ainda assim, as mensagens nos conectam uns aos outros por interesses comuns. Esse é o diálogo midiatizado a que nos referimos no espaço da midiateca do LADIGE. A nossa biblioteca multimídia, além de pôsteres e resumos de trabalhos científicos, livros e capítulos sobre pesquisas, vídeos e galeria de fotos, vamos inaugurar agora materiais pedagógicos para profissionais de saúde. O nosso objetivo é promover interação assíncrona com recursos que possam dialogar com profissionais de saúde.

Neste local, ficarão disponíveis materiais aplicáveis às práticas do dia a dia, que possam compor dinâmicas dos serviços de saúde, reforçando o direito à informação com fonte identificada, gratuita e de qualidade. Nosso papel social é educador, viabilizando estratégias de um campo novo de Edu/comunicação (BACCEGA) que opere com alternativas para cidadania. Assim, a experiência de ser livre se realiza na escolha entre alternativas, ainda que sejam mínimas.

Nesse primeiro conjunto de lançamento de cinco booklets, o profissional pode usá-los para apoiar serviço para usuários do SUS acometidos com algum adoecimento renal. O conteúdo selecionado foi dividido para uso, isolado ou de continuidade, complementando ações educativas em serviços ambulatoriais de hospitais e/ou centros de atenção primária. O eixo central dos conteúdos é o autocuidado, autonomia e a alimentação adequada à doença renal em população como um todo. Dessa forma, o objetivo foi a criação de opções para práticas de alimentação específica desses usuários em suas casas nesse momento de isolamento social decorrente da pandemia.

O perfil de público alvo foi construído e revisado com a experiência da Profª Drª Cláudia Bento  na aplicação prática de Nutrição Clínica com usuários do SUS no serviço de pacientes renais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Assim, ficou claro que é um grupo de usuários com recursos financeiros muito limitados, em sua maior parte afastados de atividades profissionais e com restrições alimentares, o que afeta seu núcleo de convívio social familiar por conta das limitações do que podem comer e compartilhar de alimentos com os demais.

Pensando na autonomia e no Direito à Alimentação, sete graduandos de Nutrição do INJC-UFRJ se juntaram na criação e edição de conteúdo. A ideia se ampliou e, com apoio do monitor Iuri Cabral e da orientadora pedagógica Lorena Ribeiro, decidimos pela abertura do novo na nossa midiateca. Giulya Cannone, Isabela, Larissa Gama, Luana, Luma, Manoela Smith e Rodrigo selecionaram os temas em blocos a partir de problematização com profissionais do serviço: Higienização dos alimentos; Preparo dos feijões; Sódio x Sal e Sódio nos alimentos industrializados; Receita de sal de ervas; Autocuidado para pacientes renais

Aproveitem os nossos booklets porque eles foram elaborados para que alunos e professores possam dialogar com um certo perfil de alguém que pode ser você!