De quantos modos é possível pensar e falar de comida e alimentação? Abordando jogos simbólicos, subjetividade, tecnologias de comunicação e ética, os estudantes e pesquisadores participantes do Laboratório Digital de Educação Alimentar (LADIG’E) apresentaram em três diferentes eventos neste mês de setembro a diversidade de estudos e perspectivas por nós desenvolvidos. Em cada trabalho, evidenciamos nosso olhar qualitativo e interdisciplinar.

CIICS 2018

Rafael Barbosa, Manuela Dias e Bianca Martins apresentaram suas pesquisas no VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, em Florianópolis, Santa Catarina.

A mídia permeou os estudos apresentados no VIII Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 4 e 6 deste mês. Rafael Barbosa, doutor em Comunicação e pós-doutorando em Nutrição,  apresentou o trabalho “Consumo de alimentação saudável transmidializado: novas subjetividades e sensibilidades”.

Também com foco no consumo de alimentação saudável a partir da disseminação de orientações culinárias no YouTube , Manuela Dias levou um recorte de seu projeto de doutorado ao propor uma reflexão teórico-metodológica sobre o tema, a partir das noções de habitus e campo, propostas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Intitulado “Videoaulas na cultura alimentar contemporânea: reflexões acerca de noções propostas por Pierre Bourdieu”, o trabalho busca discutir como alguns elementos desse jogo simbólico e seus mecanismos podem implicar numa disposição para o consumo do saudável.

Memória e identidade estiveram no centro da análise fílmica feita pela mestranda Bianca Martins em “O cinema como ferramenta metodológica para a reflexão sobre a dimensão subjetiva da comida”. Atenta ás relações entre tais temas e a subjetividade na comida, a pesquisadora pontuou o cinema como lugar de pensamento sobre formas subjetivas e como recurso metodológico a partir das cenas de comensalidade de “Lion”, obra na qual a busca do protagonista por sua origem biológica e identidade põe no cerne da narrativa as lembranças da comida na infância.

Sabores e Saberes

No Sabores e Sabores 2018, a professora Maria Cláudia e a aluna Paula Andrade falaram do vídeo produzido para estimular jovens a refletirem sobre suas decisões alimentares.

As decisões alimentares de jovens foram tema do trabalho “Reflexões sobre escolhas alimentares”, apresentado no evento Sabores e Saberes, realizado entre 29 e 30 de agosto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo foi apresentar a produção de um vídeo feito por alunos de graduação em Nutrição e do Ensino Médio para instigar outros jovens a refletirem sobre o que comem e sobre as inúmeras informações sobre alimentação disponíveis na internet, como as que vêm de propagandas, influenciadores digitais, entre outros.

Todos os pôsteres estão disponíveis em nossa página inicial.